PEDIGREE BR
Pesquisa
Bem-estar emocional

Como escolher uma creche para seu cachorro

Um espaço amplo com vários cachorros e uma mulher segurando um pote de pestiscos ao fundo uma parede laranja e portas de vidro.

Um espaço amplo com vários cachorros e uma mulher segurando um pote de pestiscos ao fundo uma parede laranja e portas de vidro.

Com a diminuição dos casos de COVID pelo país, a vida está retornando ao normal. Desde 2022, as atividades presenciais voltaram a ocupar a agenda semanal das pessoas, tanto em dias de trabalho presencial, quanto em eventos sociais e demais compromissos. Por mais que isso represente um alívio para as pessoas, não é uma das melhores notícias para seus amigos cãezinhos.

Após um longo período em casa, seu cachorro se acostumou com a proximidade e rotina conjunta. O retorno aos longos períodos de solidão pode mexer com a qualidade de vida deles, assim como intensificar a ansiedade da separação.

A situação ficou ainda mais em evidência depois que a UIPA (União Internacional Protetora dos Animais) revelou, em uma pesquisa publicada em 2021, que houve um aumento de 400% nas adoções de cães e gatos durante os primeiros meses de isolamento social. Vários pets ganharam lares seguros e uma vida mais confortável nesse período, sem saber como seriam os dias sem seus tutores em casa.

Mas calma, existem algumas soluções para esse problema e hoje vamos apresentar uma delas. Com o retorno ao trabalho presencial, a busca por creches para cachorro aumentou 200% entre 2021 e 2022. Se levarmos em consideração que nem todo mundo voltou com a rotina física do trabalho, esse número é bem animador para os cuidados com nossos amigos caninos.

E é sobre as creches que vamos conversar hoje. Saiba quais são os benefícios para seu cachorro em atendimentos diários, quais impactos isso pode ter no comportamento animal e qual é a melhor maneira de escolher um local confiável para deixar seu amiguinho.

Mas antes...

Um cachorro de pelo bege está em um jardim brincando enquanto segura em sua boca um bolinha de tênis verde ao fundo algumas árvores.

Qual é a diferença entre creche e hotel para cachorros?

De bate pronto, a principal diferença entre hotel e creche para pets é que o primeiro oferece acomodação durante a noite, enquanto o segundo trabalha somente com períodos durante o dia.

Os hotéis também oferecem atendimento mais personalizado, de acordo com o humor de cada cachorrinho. Normalmente, possuem canis ou áreas individuais para os pets passarem a noite protegidos e confortáveis. Eles recebem comida, água, fazem exercícios e contam com cuidados com a higiene, saúde e bem-estar.

As creches trabalham com jornadas durante o dia, que envolvem tanto atividades cognitivas e de socialização quanto gasto de energia dos amiguinhos peludos enquanto estão fora de casa. Eles passam o dia em uma área comum, sob os cuidados de profissionais especializados. Ao final do dia, seus tutores os levam para casa. Funciona exatamente como uma creche para crianças.

Lembrando que em casos de problemas comportamentais, tanto hotéis quanto creches não são escolas para cachorro. Passar por algumas aulas de adestramento pode ajudar bastante se for necessário.

Um cachorro de pelo preto e branco usando coleira vermelha está preso na guia enquanto recebe cuidados de uma mulher branca e loira que usa roupas coloridas.

3 dicas para te ajudar na hora de escolher uma creche para seu cachorro

Não faltam motivos para você deixar seu cãozinho em uma creche na próxima vez que precisar passar um período relativamente longo fora de casa. O 'day care' para cachorros é uma alternativa bem estimulante para lidar contra o tédio, ansiedade, a falta de exercícios físicos e outros problemas de saúde canina. Todos ganham com isso: seu pet fica mais saudável e estimulado enquanto você sabe que ele não está triste em casa.

Separamos aqui 3 dicas bem importantes para te auxiliarem na hora de escolher uma creche para seu amigo peludo. Vamos lá?

1 - Faça uma visita ao local antes de levar seu pet

Normalmente temos os primeiros contatos com esse tipo de serviço através de indicações de pessoas próximas ou comentários e avaliações deixadas online. Mesmo assim, avaliar a estrutura da creche presencialmente é sempre mais prático e seguro.

Preste atenção na segurança do local, suas cercas e acessos ao mundo exterior, assim como o ambiente dedicado para a integração dos cachorros. Existe uma área intermediária para sua ambientação? Tem algum risco aparente para seu amiguinho peludo? Eles separam os cachorros pelos tamanhos ou humores? Essas são perguntas iniciais que podem ser respondidas nesse primeiro contato.

2 - Procure saber quais são os serviços oferecidos

No período que os cachorros ficam nas creches eles são alimentados de forma balanceada e completa, recebem água livremente, assim como a agenda de atividades lúdicas e socializações.

Isso é o básico e se a creche que você estiver visitando não oferecer um desses serviços, questione a pessoa que estiver fazendo o atendimento.

Procure saber se existe uma agenda de atividades ou escalas de socialização, caso precise deixar seu amiguinho mais de um dia lá. Alguns locais oferecem desde treinamentos e acompanhamentos mais personalizados para os pets, até massagens, piscinas e acupuntura. Você pode se surpreender com as opções que existem por aí.

3 - Faça um teste com seu cachorro

Afinal de contas, o dia será todinho dele, não é? Marque um dia de experiência e ambientações. Esse é um pedido bem comum nesses primeiros dias. Seu pet vai poder conhecer o lugar, ter os contatos iniciais com os cuidadores e outros cachorros que estiverem lá, assim como os brinquedos e locais de socialização.

E não esqueça: está tudo bem se seu amiguinho não curtir ficar lá. Hora de recomeçar a busca para encontrar outra creche que esteja de acordo com o gosto do seu pet e dentro dos cuidados que você espera que ele tenha enquanto estiver ausente.

Um cachorro de pelo preto e branco usando uma coleira branca com detalhes em rosa brinca na grama com uma bolinha de tênis verde e azul em fundo desfocado.


Gostou das dicas de hoje? Não esqueça que no Site PEDIGREE® você descobre tudo o que acontece no universo dos cachorros, além de dicas de saúde, adestramento e muito mais. Acesse!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online