PEDIGREE BR
Pesquisa
Cuidado Dental

Gengivite e periodontite canina: sintomas e tratamento

Imagem da mão de uma veterinária com luvas deixando os dentes do cachorro à mostra para escovar os dentes dele, um Cocker branco e preto.

Escovar os dentes do cachorro pode ser uma tarefa bastante desafiadora, mas é extremamente importante. Caso não seja feita de maneira frequente e adequada, a falta de higiene bucal pode levar à doença periodontal, uma inflamação na gengiva e nos dentes que desencadeia diversos problemas de saúde. Ela é dividida em dois graus de gravidade: a gengivite e a periodontite.

A seguir, você descobre a diferença entre cada termo e os principais sintomas dessa doença bucal, além de tipos de tratamento e dicas para manter a higiene oral em dia. Leia e saiba mais!

Qual a diferença entre gengivite e periodontite?

A gengivite em cachorro é bastante parecida com a de humanos e trata-se de uma inflamação no tecido da gengiva. Nessa etapa, a doença ainda é reversível e pode ser eliminada com um tratamento contínuo.

Se ela não for tratada da maneira correta, poderá avançar para a fase mais grave da doença: a periodontite. Caso isso ocorra, o ligamento periodontal e o osso alveolar adjacente serão destruídos, resultando na perda do dente. Ao contrário da gengivite, a periodontite não tem cura, mas pode ser controlada para aliviar o desconforto do animal.

O que causa a doença periodontal?

Como já explicamos acima, a periodontite é desencadeada pela falta de tratamento da gengivite canina. Por sua vez, a gengivite costuma ser provocada por três fatores principais:

  1. Acúmulo de tártaro nos dentes;

  2. Dentes quebrados;

  3. Tumores na boca;

Em casos mais raros, ela também pode ser causada por doenças sistêmicas, imunossupressão e diabetes.

Imagem de um veterinário com um estetoscópio no pescoço segurando com as mãos o focinho de um golden retriever para analisar a periodontite e gengivite canina.

Quais são os sintomas da gengivite e periodontite?

O mau hálito costuma ser o primeiro indicador de doenças na gengiva e pode ser identificado durante brincadeiras e lambidas do cachorro. Além disso, você também deve se atentar para outros sintomas bastante comuns, como:

  • Dificuldade para comer e beber água;

  • Recusa de alimentos duros, como ração seca e biscoitos;

  • Perda de apetite e de peso;

  • Desidratação;

  • Produção excessiva de saliva;

  • Apatia.

Como é o tratamento periodontal?

O tratamento da gengivite e periodontite varia conforme a causa da doença. Caso o veterinário identifique que ela foi causada pelo acúmulo de tártaro, ele poderá prescrever um antibiótico e realizar a limpeza dos dentes com o cão anestesiado.

Já se o problema for provocado por conta de um dente quebrado, o mesmo deverá ser removido. Em caso de tumores, o tratamento irá depender dos resultados da biópsia. Por fim, se a doença periodontal estiver relacionada a uma doença sistêmica, o tratamento deverá ser focado na origem da causa.

 Imagem de um golden retriever deitado com a cabeça erguida e o tutor ao lado, que usa uma escova de dente dedeira para fazer o tratamento da gengivite no cachorro.

Como manter a saúde bucal do cão?

Seja qual for o motivo responsável pela doença periodontal. É de extrema importância que você mantenha a saúde oral do cão sempre em dia. Se você ainda não sabe como escovar dente de cachorro, confira algumas dicas que separamos:

  1. Comece com uma escovação simples e rápida para acostumar o cão com a escova. Se ele for filhote, opte por uma dedeira. Além de ser menor, ela também tornará a limpeza mais parecida com uma brincadeira;
  2. Escolha um momento em que o pet estiver relaxado para começar a escovação. Em geral, recomenda-se que a limpeza seja feita após as atividades físicas ou perto da hora de dormir;
  3. Quando o pet se acostumar com a escovação simples, avance para a limpeza completa: comece a escovar os dentes com movimentos circulares. Em seguida, movimente a escova de cima para baixo, indo do lado externo para o interno. Para finalizar, massageie suavemente a gengiva com a ajuda de uma gase limpa.
  4. Recompense o pet após a escovação com um carinho, elogio ou petisco PEDIGREE®. Assim, ele irá associar a limpeza com uma coisa positiva;

Além da escovação diária, conte com PEDIGREE® Dentastix para complementar os cuidados bucais: nosso petisco funcional contribui para a saúde da gengiva e elimina até 80% do tártaro se for oferecido uma vez ao dia.

Imagem da mão de um tutor dando na boca de um shih-tzu claro que está sentado sobre um piso de madeira um petisco PEDIGREE® Dentastix para a saúde bucal.

Graças ao seu formato em X e textura exclusiva, ele ajuda a limpar até os dentes mais difíceis de alcançar. Tudo isso enquanto seu cão se diverte e saboreia um petisco delicioso. Clique aqui e saiba mais sobre todos os benefícios de PEDIGREE® Dentastix para a saúde oral. Depois, confira o produto em nosso site e compre na loja de um de nossos parceiros!


Aqui no blog PEDIGREE® você confere diversas dicas de saúde para manter seu melhor amigo cheio de energia e disposição. Acesse e confira nossas atualizações!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online