PEDIGREE BR
Pesquisa
Saúde Canina

4 perguntas e respostas sobre a lágrima ácida em cães

Rosto de um cão de pelo branco e olhos cor marrom, em volta dos olhos uma macha de mesma cor indicando lágrima ácida.

Quando falamos em lágrima ácida, muitas pessoas já pensam em uma lágrima corrosiva e extremamente prejudicial para a saúde do cachorro. Mas não é nada disso: ela é responsável por produzir manchas nos olhos e um odor desagradável, mas sem provocar corrosões nos pelos ou na pele do animal.

Entretanto, é importante investigar o problema, pois sua presença pode ser um sinal de que há algo de errado com a saúde do pet. Existem diversas causas para isso, indo desde a má alimentação até a obstrução do canal lacrimal.

Hoje, vamos responder 4 perguntas essenciais sobre a lágrima ácida, mostrando suas causas, formas de tratamento e raças de cachorro mais suscetíveis a ela. Confira:

1. O que é a lágrima ácida?

Rosto de um cão de pelo branco e olhos cor marrom, em volta dos olhos uma macha de mesma cor indicando lágrima ácida.

Como já avisamos, não se trata de uma lágrima que é ácida: na verdade, o termo serve para caracterizar o acúmulo de líquidos na região ocular que provoca manchas escuras ao redor dos olhos e um cheiro desagradável.

Ela não apresenta nenhuma acidez ou alteração significativa e, portanto, não causa nenhum tipo de corrosão ou outro problema para a saúde do pet.

2. O que causa a lágrima ácida?

Um cachorro de pelo bege e olhos escuros com mancha de lágrima ácida em volta dos olhos, sentado no banco de trás do carro usando uma coleira rosa e fundo desfocado.

A lágrima ácida pode ser causada por diversos fatores, sendo os principais:

  • Inflamação ou obstrução do canal lacrimal;
  • Irritação nos olhos;
  • Alterações anatômicas nas pálpebras;
  • Produção excessiva de lágrimas;
  • Dificuldade de absorção do líquido;
  • Excesso de pelos na região dos olhos;
  • Déficit de nutrientes na alimentação;
  • Consumo exagerado de alimentos com ferro.

A partir disso, a mancha no olho é formada pela presença das substâncias porfirinas e catecolaminas, que estão presentes na lágrima e são ricas em ferro. Ao entrar em contato com o ar, elas oxidam e resultam em tons de castanho que colorem a área onde o líquido se acumula.

3. Quais são as raças de cachorro mais afetadas?

Um cachorro de pelo branco e olhos escuros, deitado sobre uma coberta branca que está sobre um sofá cinza e fundo desfocado.

As lágrimas ácidas tendem a afetar mais as raças braquicefálicas, pois graças a sua anatomia elas possuem o canal nasolacrimal mais torto, facilitando a inflamação dos ductos e atrapalhando a absorção do líquido. Além disso, os cães com pelagem clara também apresentam manchas com mais frequência.

Confira, a seguir, as principais raças de cachorro afetadas pela lágrima ácida:

  • Shih-tzu;
  • Lhasa apso;
  • Pequinês;
  • Poodle;
  • Maltês;
  • Chihuahua;
  • Lulu da Pomerânia;
  • Pug;
  • Bulldog.

4. Qual o melhor produto para limpar lágrima ácida?

Um cão de pelo branco e olhos escuros, com mancha de lágrima ácida ao redor dos olhos, sentado em um sofá cinza com almofadas de cores azul e amarelo.

Ao perceber manchas escuras ao redor dos olhos ou acúmulo de secreção lacrimal, procure por um veterinário oftalmologista. Com exames e testes específicos, a pessoa especializada irá identificar a causa exata da lágrima ácida no cão e, assim, começar o tratamento adequado para o problema.

Dependendo do motivo, o pet poderá passar por uma desobstrução dos ductos, correção das pálpebras e mudanças na rotina alimentar. Além disso, o veterinário pode indicar o uso de produtos para limpar a lágrima e remover as manchas nos olhos.

Vale destacar que o mais importante é solucionar a causa por trás da lágrima ácida. De qualquer forma, todo tratamento deve ser feito com orientação e acompanhamento médico. Apenas ele poderá indicar o melhor produto para o caso do seu pet. Veterinários podem aconselhar tratamentos alternativos ou algo caseiro como complemento ao tratamento. Retirar essa parte ou reescrever deixando claro que essas medidas só devem ser tomadas mediante a prescrição médica.


Gostou do conteúdo e quer saber mais? No site PEDIGREE® você encontra diversas dicas para cuidar da saúde do seu melhor amigo. Acesse e confira!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online