PEDIGREE BR
Pesquisa
Saúde Canina

Cachorro urinando sangue: conheça os sintomas e causas

Imagem de um schnauzer branco e preto com hematúria, sentado em uma maca de alumínio, enquanto um médico veterinário está atrás dele, com uma das mãos nele.

Você sabe o que é a hematúria? É o nome dado à presença de sangue na urina do cachorro. Ela serve como sinal de alerta para diversos problemas de saúde e é frequentemente associada a complicações no trato urinário. Por isso, é importante que você se atente às mudanças de coloração no xixi do pet.

A seguir, a gente te explica as principais causas da hematúria e o que fazer para tratá-la, além de dicas de prevenção para manter o cão saudável em todas as fases da vida. Venha com a gente e saiba mais!

Cachorro urinando sangue: o que pode ser?

Imagem de um cachorro marrom deitado sobre uma cama, com a cabeça abaixada e seu tutor com uma mão sobre sua cabeça.

A presença de sangue na urina do cachorro é um sintoma comum em diversos problemas de saúde. As principais causas atreladas a ela são:

  • Cistite canina: trata-se de uma infecção urinária em cachorro causada por bactérias que atacam a bexiga. Seus sintomas incluem hematúria, dor ao urinar, aumento da frequência urinária, forte odor no xixi;

  • Cálculos nos rins: o sangue também pode indicar a existência de pedras no rim do cachorro. Além disso, há outros sinais como dor abdominal e dificuldade para urinar;

  • Tumores: os tumores podem afetar qualquer parte do trato urinário, desde os rins até a uretra. Os sintomas variam de acordo com a localização do tumor, mas geralmente incluem sangue na urina, perda de peso e falta de apetite;

  • Trauma: um trauma na região do trato urinário também pode ser responsável pelo sangramento na urina. Isso acontece, por exemplo, em casos de atropelamento ou queda;

  • Doença do Carrapato: a infecção causada por carrapatos atua na corrente sanguínea e atinge células de defesa e órgãos vitais, como os pulmões, rins e fígado. Se não tratada rapidamente, pode levar o animal a óbito.

Como diferenciar o xixi com sangue e o cio da cadela?

A hematúria e o cio da cadela não castrada apresentam alguns sintomas parecidos. Por isso, é importante que você saiba diferenciar as duas situações para entender quanto a presença de sangue é comum ou não.

Para começar, o sangramento do cio costuma ser mais leve e dura cerca de duas semanas. Já o sangue na urina tende a ser mais intenso e persistir por mais tempo. Além disso, o cio é acompanhado de outros sintomas, como inchaço na vulva, mudanças de comportamento e lambidas excessivas no genital.

O que fazer ao encontrar sangue na urina do cachorro?

Imagem de um labrador branco com uma coleira marrom ao lado de um médico veterinário. O veterinário segura um estetoscópio, uma prancheta em uma mão e tem a outra apoiada no pescoço do cachorro.

Ao notar o cão urinando sangue por algum motivo além do cio, leve ele a uma clínica veterinária o mais rápido possível. Apenas o veterinário poderá pedir exames para diagnosticar a causa do sangramento e, com base nisso, indicar o melhor tratamento para a hematúria.

Seja qual for a situação, jamais medique o pet por conta própria. Alguns remédios podem piorar o quadro do cachorro, especialmente se a causa do sangramento for uma infecção urinária.

Além disso, é fundamental que você mantenha uma boa higiene do local onde o cachorro fez suas necessidades. Limpe a área com água e sabão neutro para eliminar as bactérias e o sangue.

Como prevenir problemas no trato urinário?

Imagem de um beagle com a cabeça abaixada, bebendo água de um pote, com a língua para fora.

Apesar de não serem a única causa da hematúria, as complicações no trato urinário são os principais responsáveis pela presença de sangue na urina. Para evitar esse problema e cuidar da saúde canina, é importante que você siga algumas dicas no dia a dia com o pet:

1 - Estimule o cão a urinar com frequência

Leve o pet para passear regularmente e ofereça um tapete higiênico limpo para que ele possa fazer suas necessidades. Isso ajuda a evitar a formação de cristais e pedras nos rins;

2 - Visite o veterinário regularmente

Os exames de rotina são essenciais para acompanhar a saúde do cão e identificar qualquer problema no trato urinário de forma precoce. Assim, será possível tratar a causa antes que os sintomas se agravem;

3 - Mantenha a hidratação

A hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento do trato urinário. Para estimular o consumo de líquidos, mantenha uma ou mais tigelas com água limpa e fresca à disposição para que o cachorro possa beber sempre que sentir vontade.

Os sachês PEDIGREE® também são excelentes aliados nessa tarefa: nossas rações úmidas possuem alta concentração de água para manter cão hidratado. Além disso, são alimentos completos e balanceados que podem ser oferecidos em todas as refeições para abrir o apetite e garantir o consumo diário de líquidos. Clique aqui e confira todos os sabores em nosso site!


Agora que você já sabe como cuidar de um cachorro fazendo xixi com sangue, navegue pelo blog PEDIGREE® e confira outras dicas de saúde para manter seu melhor amigo saudável e protegido!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online