PEDIGREE BR
Pesquisa
Saúde Canina

Quiropraxia em cachorros: saiba mais sobre o tratamento

Imagem de um cachorro felpudo branco e dourado deitado de barriga para cima em um espaço amarelo, recebendo carinho no peito de seu tutor.

A quiropraxia é uma técnica milenar extremamente popular em diversas culturas e fez suas primeiras aparições entre os povos chineses e gregos. Ela utiliza práticas manuais para manipular a coluna e as articulações, realinhando o corpo e devolvendo funções que estavam prejudicadas.

Pela falta de documentação no passado, acredita-se que a aplicação da quiropraxia em animais foi desenvolvida apenas na era moderna. Mas não se engane: apesar de ser uma profissão recente, a quiropraxia veterinária está evoluindo cada dia mais rápido e sendo muito procurada.

Se interessou e quer saber mais sobre o tratamento? A seguir, a gente responde as principais dúvidas sobre a técnica e suas indicações para manter os cuidados com o cachorro. Venha com a gente e confira!

O que é a quiropraxia veterinária e quais são seus benefícios?

Imagem de um Golden Retriever na cor amarelo bem claro, de boca aberta sentado com as patas em cima da perna do seu tutor que faz carinho em suas orelhas.

Como mencionamos, a quiropraxia é uma técnica de terapia manual que complementa a medicina veterinária convencional para aumentar a imunidade, a qualidade de vida e o bem-estar canino. Com as mãos, o profissional consegue manipular a coluna vertebral e as articulações, equilibrando as funções do corpo.

Apesar de ser uma prática relativamente nova no mundo animal, já está conquistando vários tutores e tutoras que buscam um tratamento adicional para a saúde do cachorro.

Quando essa prática é indicada?

A quiropraxia veterinária é indicada para complementar o tratamento tradicional de diversas doenças caninas que possuem uma origem neurológica ou biomecânica. Confira abaixo as principais situações em que ela é recomendada:

  • Artrose;
  • Atrofia muscular;
  • Espondilose (bico de papagaio);
  • Hérnia de disco;
  • Displasia coxofemoral;
  • Espondilomielopatia cervical (Síndrome de Wobbler);
  • Epilepsia;
  • Lambedura excessiva das patas;
  • Incontinência urinária;
  • Incontinência fecal;
  • Paralisia;
  • Distúrbios no sistema nervoso.

Como é feita a quiropraxia em cachorros?

 Imagem de um cachorro peludo na cor branco e preto segurando uma bolinha preta e cinza na boca e de fundo sofá e mesa desfocados.

Para começar, o veterinário quiropraxista precisa identificar os pontos do corpo onde há uma diminuição da mobilidade. Em seguida, por meio da terapia manual, ele irá induzir um movimento vertebral essencial, aplicando forças controladas nas articulações e regiões que precisam ser restauradas. Dessa forma, ele poderá obter uma resposta terapêutica e reestabelecer o movimento adequado.

Tanto na terapia humana quanto na canina, o objetivo da quiropraxia é estimular os reflexos neurológicos para ajustar as articulações e, assim, diminuir a dor e relaxar os músculos. Para chegar nesse resultado, cada cachorro poderá levar um tempo diferente. Por isso, não é possível estabelecer um número de sessões e nem de intervalos definitivos para o tratamento. Cada pet deve ter seu tempo de resposta respeitado.

Ela pode ser combinada com outros tratamentos?

Sim. A quiropraxia pode ser associada a diversas terapias para obter resultados ainda melhores, sendo a acupuntura e a fisioterapia veterinária as práticas mais comuns. Além disso, ela deve sempre ser acompanhada de um tratamento veterinário convencional.

Caso o veterinário quiropraxista não seja seu veterinário regular, lembre-se de manter os dois atualizados sobre cada tratamento. Assim, ambos terão uma visão completa do quadro de saúde do cão para indicar os melhores cuidados possível e reduzir os riscos de interferência.


Gostou do conteúdo? Aqui no site PEDIGREE® você encontra diversas dicas de cuidados e saúde para manter seu melhor amigo sempre saudável e bem-disposto. Acesse e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online