PEDIGREE BR
Pesquisa
Saúde Canina

Saúde canina: prevenção a vermes, pulgas e ácaros

Saúde canina: prevenção a vermes, pulgas e ácaros

Apesar de todos os cuidados com a saúde do pet, nem sempre é possível evitar a presença de parasitas, que absorvem os nutrientes do organismo do cachorro e transmitem doenças graves.

A boa notícia é que, com informação, fica mais fácil identificar a presença de um parasita e, assim, procurar um veterinário de confiança para tratar a doença de forma precoce. A seguir, você descobre um pouco mais sobre os principais parasitas que ameaçam a saúde do seu amigo e pode aprender a identificar, tratar e prevenir cada caso. Confira!

1. Vermes

Cachorro de pelo preto, caramelo e branco, com carinha de doente, deitado na caminha cinza no chão de madeira, fundo com parede branca e porta marrom.

Os vermes costumam ser contraídos através do contato com fezes de animais infectados e podem causar anemia, hemorragia e até a morte, em casos mais graves. Seus principais sintomas são:

  • Narina seca e quente;
  • Cansaço ou falta de interesse por passeios e brincadeiras;
  • Falta de apetite;
  • Olhos lacrimejantes e caídos;
  • Lábios e gengivas pálidas;
  • Respiração mal-cheirosa;
  • Tosse seca;
  • Pele avermelhada, com espinhas ou irritada;
  • Queda de pelos;
  • Fezes com sangue ou com filamentos esbranquiçados;
  • Coceira no ânus, fazendo com que o cão se arraste pelo chão.

Caso você perceba algum desses sinais, visite um veterinário para obter o diagnóstico correto para seu amigo. Se os vermes forem confirmados, o médico indicará os procedimentos necessários para seguir com o tratamento e o melhor tipo de vermífugo para a situação.

Além do tratamento, os vermífugos também podem ser administrados em filhotes como forma de prevenção, a partir dos 15 dias de vida. Consulte um veterinário para descobrir a melhor opção para seu cão e siga as quantidades e frequências estabelecidas pelo médico.

2. Pulgas

Cachorro de pelo caramelo e branco, sentado no chão coçando a orelha com a pata traseira, com fundo desfocado.

Pulgas são o tipo de parasita mais comum nos cachorros. Elas podem ser contraídas pelo contato com animais, ambientes e objetos infectados, como praças e casinhas feitas de madeira. Causam intensa coceira e reações alérgicas, podendo até mesmo transmitir tênias. 

Identificar pulgas é uma tarefa relativamente fácil, já que elas são visíveis ao olho nu. Entretanto, há uma lista de sinais que podem te ajudar a detectá-las:

  • Coceira intensa e constante;
  • Pele seca;
  • Reação alérgica na pele;
  • Cachorro mordendo a cauda e a parte interna das coxas.

Ao notar algum destes sinais, examine cuidadosamente a pele do cão, especialmente patas, orelhas, focinho, pescoço e cauda. Se o pet estiver infectado, leve-o ao veterinário para que ele possa indicar o tratamento adequado, de acordo com o grau de complicação. Se você possui outros animais de estimação, examine-os também.

Vale ressaltar que a pulga que você vê é apenas uma pequena parte da infestação. Os ovos são muito difíceis de detectar e, por isso, é importante inspecionar e limpar todos os ambientes e móveis da casa com produtos antipulgas, a fim de evitar uma reinfestação.

Além da limpeza, há outra dica fundamental para a prevenção: cheque a pele e os pelos de seu cão após os passeios ou contato com outros animais, como em creches e hotéis para cachorros. Você pode usar um pente fino para te ajudar no processo. Talcos e comprimidos antipulgas também podem ser administrados de acordo com as orientações médicas. 

3.Ácaros de ouvido

Cachorro de pelo bege com a língua de fora tendo a orelha examinada pelo médico veterinário que usa jaleco branco, fundo desfocado.

Os ácaros de ouvido são parasitas microscópicos que podem viver no canal auditivo do cachorro, alimentando-se de cera e outras secreções. São causados pelo ácaro Otodectes cynotis e contraídos por meio do contato direto com animais infestados.

Eles não costumam morder, mas podem causar inflamação grave e bastante desconforto. Apesar de não serem visíveis a olho nu, podem ser facilmente diagnosticados e tratados. Para identificar a presença de ácaros em seu pet, atente-se aos seguintes sintomas:

  • Mau cheiro nos ouvidos;
  • Coceira excessiva nos ouvidos ou na cabeça;
  • Substância grossa e escura nos canais auditivos.

Ao suspeitar que seu cão está com ácaros, leve-o ao veterinário o mais rápido possível, para que ele receba o diagnóstico correto. Se o parasita for confirmado, o médico irá limpar as orelhas do seu cão e prescrever um medicamento antiácaro em gotas, para aplicar nos ouvidos. O tratamento deve levar de 4 a 6 semanas, até que os ácaros estejam completamente eliminados. 

Mas tenha cuidado: em hipótese alguma tente medicá-lo ou tratá-lo por conta própria. Isso pode agravar o problema e provocar outras complicações para a saúde do cão.

Gostou do conteúdo? No blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do seu melhor amigo. Acesse!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online