Como fortalecer o relacionamento com seu cão

Você provavelmente já ouviu que “o cachorro é o melhor amigo do homem”, certo? Essa expressão, tão comum no mundo, não é dita à toa: a amizade de um cachorro é superespecial e uma das melhores que uma pessoa pode ter. 

Os cãezinhos despertam o que há de melhor na vida, colorindo e alegrando até os dias mais cinzas. E o melhor de tudo é que você pode retribuir esse amor com gestos simples, mas que fazem toda a diferença no relacionamento com animais.  

Quer saber mais sobre como melhorar o relacionamento com seu cãozinho? Então confira as dicas a seguir! 

 

1. Eduque seu cão 

O bom comportamento é fundamental para a boa convivência entre o cachorro e seu tutor ou tutora. E o exemplo dessa relação deve partir de você: ao ensinar a seu cão o que é certo e errado, trate-o sempre com respeito e educação, de forma firme e calma. Em nenhum momento parta para xingamentos ou punições. 

A melhor forma de incitar a educação é através do reforço positivo. Quando seu cãozinho obedecer ou tiver uma boa atitude, faça um elogio e recompense-o com carinho ou com um petisco PEDIGREE®, para que ele continue motivado. 

Como consequência das boas atitudes, um cachorro comportado acaba passando mais tempo dentro de casa e com você, estreitando os laços e gerando mais confiança entre os dois. 

 
 

2. Dedique mais tempo para seu amigo 

Um cachorro lambe o rosto de um homem, enquanto esse sorri. O fundo está desfocado.

Assim como os seres humanos, os cãezinhos adoram receber atenção e, por isso, o tempo com você é mais do que especial para eles. Essa também é uma ótima oportunidade para você aprender mais sobre a personalidade do seu amigo e demonstrar todo seu amor. 

Você sabia que, ao acariciar e escovar seu cãozinho, você contribui para a diminuição do estresse? Pois é, essa atividade simples reduz a produção de cortisol, responsável pelo estresse, e libera ocitocina, também chamada de “hormônio do amor”.  <3 

Além disso, é recomendado separar um tempo todos os dias para brincar e passear com seu cão. As atividades físicas e brincadeiras são superimportantes para diminuir a ansiedade e a sensação de abandono, liberar a energia e, claro, construir uma relação de muito afeto e confiança entre vocês. 

 

3. Garanta uma alimentação balanceada, completa e saborosa 

A expressão “conquistar pelo estômago” também não é usada sem motivos. Afinal, a comida e o amor muitas vezes andam de mãos dadas. E uma refeição balanceada, completa e saborosa é essencial para provar seu carinho, além de ser um dos principais cuidados com a saúde canina, que garante a energia e a saúde que seu amigo precisa para viver dias incríveis ao seu lado. 

Para isso, demonstre todo o seu amor com um sachê todos os dias! A linha de ração úmida PEDIGREE® conta com diversos benefícios para a saúde animal e oferece o balanço ideal de vitaminas e minerais que seu amigo precisa consumir diariamente. Nossos sachês para cães são desenvolvidos com ingredientes naturais, sem adição de conservantes, corantes e aromas artificiais. 

Os pedaços de proteína cozidos à vapor também garantem o sabor irresistível e a textura macia que os cãezinhos adoram. Confira todos os nossos sabores e leve para casa o alimento número 1 do mercado. Lembrando que você pode servi-lo puro ou misturado com a ração seca. Seu amigo vai amar! 
 

4. Conheça bem seu cachorro 

Uma mulher acaricia um cão marrom de grande porte, no chão, enquanto parece rir.

A intimidade também é um dos principais pilares para melhorar o relacionamento com seu cão. E como mencionamos, essa tarefa demanda tempo junto com seu melhor amigo. 

Parece óbvio, mas é bom reforçar: conhecendo os hábitos e a personalidade do cachorro, você conseguirá compreendê-lo com mais facilidade, para entender quando algo está errado e ajudá-lo se necessário.  

Saber identificar quando ele está com medo ou ansioso, por exemplo, é essencial para construir uma relação de confiança e apoio, para que ele tenha a certeza de que pode contar com você mesmo nos momentos mais difíceis. 

_______ 

Gostou do conteúdo? Aqui no blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde, alimentação, cuidados com o cachorro e muito mais. Confira e acompanhe nossas atualizações!