Desenvolvimento do cachorro filhote: do nascimento até 12 semanas

Para garantir o máximo de qualidade de vida e bem-estar aos cãezinhos, é preciso conhecer cada fase do desenvolvimento canino, principalmente nos primeiros três meses. Para te ajudar com isso, vamos explicar melhor o que acontece do nascimento até a 12ª semana de vida dos cachorros. Venha com a gente!

Período neonatal: do nascimento até a 2ª semana

cão adulto olhando para filhote segurado por uma pessoa.

O período neonatal começa no nascimento do filhote e se encerra na segunda semana de vida. Nas primeiras 24 horas, o cachorrinho recém-nascido recebe o leite materno rico em colostro, que contém anticorpos e outras substâncias imunológicas que protegem os filhotes de algumas doenças.

Nessa fase, eles não escutam, andam ou enxergam. Por isso, são extremamente dependentes da mãe para se alimentar, se aquecer e se proteger. Os olhos começam a abrir na segunda semana, mas a visão ainda é deficiente.

Além disso, nesse período o cachorro filhote também está muito suscetível a infecções por vermes e, por isso, deve receber a primeira dose de vermífugo para fortalecer o organismo.

Período de transição: a partir da 3ª semana

Cadela amarelada amamentando seus filhotes.

A partir da terceira semana, os cães entram no período de transição, onde acontecem diversas mudanças de comportamento que proporcionam maior independência. Nessa fase, os cachorros filhotes começam a:

  • Se limpar, através de lambidas;
  • Engatinhar para trás;
  • Se comunicar rosnando e abanando o rabo;
  • Responder a luzes, sons e movimentos;
  • Interagir com outros filhotes da ninhada;
  • Beber líquidos em vasilhas;
  • Se interessar por alimentos semissólidos.

Período de socialização: a partir da 4ª semana

Mulher deitada com vários filhotes de raças e cores diferentes.

A partir da quarta semana, começa o período mais importante da vida do pet: o de socialização. É nessa fase que eles costumam deixar a mãe e os irmãos para começar a vida em um novo lar, além de adquirir conhecimentos que são levados para a vida, como o reconhecimento de ambientes e socialização com pessoas e animais.

No período de socialização, você presenciará os seguintes acontecimentos:

  • Sobressaltos com ruídos altos;
  • Locomoção em pé e com mais firmeza;
  • Tentativas de latidos;
  • Comportamento de liderança nas brincadeiras;
  • Curiosidade por novos objetos;
  • Desaparecimento dos dentes de leite;
  • Processo de desmame.

Além disso, a partir da sexta semana, o cãozinho estará apto a tomar as primeiras vacinas necessárias no hospital veterinário: tudo começa com a vacina polivalente, que protege o animal contra doenças comuns em cães, que são causadas por vírus e bactérias, como a parvovirose.

Vale ressaltar que apesar da socialização ser necessária, os passeios e o contato com animais desconhecidos devem ser evitados até a finalização do esquema vacinal. Antes disso, o sistema imunológico do pet ainda está muito fraco e sua saúde pode ser comprometida por causa da exposição a lugares e animais infectados.

Pré-adolescência: a partir da 12ª semana

Cachorro filhote de cor preta com um cobertor branco olhando para frente.

A pré-adolescência começa na 12ª semana e é marcada principalmente pela maturidade sexual. Esse é o momento em que os cães ficam mais levados e passam a morder móveis, destruir objetos, levantar a perna para fazer xixi e tentar fugir de casa. Por isso, é preciso paciência e firmeza para realizar o adestramento de cães .

Nessa fase, ele já terá desmamado completamente e precisará de uma alimentação balanceada e completa, com ração exclusiva para filhotes. Para isso, conte com PEDIGREE®: em nosso site, você encontra uma linha completa de alimentos para cachorros filhotes, com ração seca, ração úmida  e petiscos deliciosos .

Todas as receitas são produzidas de acordo com as orientações do Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM, uma das maiores autoridades líderes em nutrição, cuidado e bem-estar animal. Clique aqui para conferir nossos produtos  e leve o melhor alimento do mercado para casa!

__________

Quer saber mais sobre o universo canino? No Blog PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde, curiosidades e cuidados com o cachorro. Acesse e confira!