Adestramento de cães: como fazer seu cão parar de cavar o jardim

Tutores e tutoras que moram em casas com quintal e jardim provavelmente compartilham um contratempo em comum: a escavação. Os cachorros adoram criar buracos na terra, seja para esconder objetos, se refrescar ou liberar energia acumulada.

Essa ação é super natural e instintiva, mas fora de controle acaba danificando canteiros e hortas. Para manter seu cachorro comportado e o ambiente em ordem, separamos quatro dicas sobre como adestrar seu cão para parar de cavar o jardim. Confira!

1. Identifique a causa da escavação

Para que o adestramento inteligente funcione, é necessário saber quais motivos levam o animal a realizar determinadas ações. No caso da escavação, as principais causas são:

- Necessidade de atenção;

- Instinto de caça ou de fuga;

- Tédio;

- Ansiedade e estresse;

- Procura por um lugar fresco para descansar;

- Proteção de objetos e restos de comida.

É importante ter em mente que esse é um instinto natural dos cães e está ligado à ancestralidade dos mesmos. Por isso, é muito difícil fazer com que o animal perca completamente o hábito de cavar.

Vale destacar ainda que algumas raças de cachorro são mais propensas a cavar do que outras. Os cães que mais se destacam nesse quesito são os yorkshires terriers, dachshunds, huskies siberianos, e beagles.

2. Dedique mais tempo para seu amigo

Uma criança brinca com um cachorro, no quintal de uma casa.

Como mencionamos, os cãezinhos costumam cavar para chamar a atenção ou simplesmente porque estão entediados. A melhor forma de cessar esse comportamento, nas duas ocasiões, é passar mais tempo com seu amigo. Afinal, uma vez que ele estiver contente e relaxado, não precisará cavar buracos para chamar sua atenção ou extravasar.

Para isso, invista em passeios diários e em uma rotina cheia de atividades físicas para movimentá-lo. Se você tiver um espaço adequado em casa, aposte em arremessos de bola, pega-pega e caças ao tesouro. Seu amigo vai amar e, ainda, liberar a energia acumulada. As visitas ao parque também são bem-vindas e ótimas para a socialização (e, consequentemente, para acabar com o tédio).

Caso você precise deixá-lo muito tempo sozinho, invista em brinquedos para cachorro que sejam interativos, para que ele fique entretido com o objeto e não pense em cavar buracos.

3. Construa uma caixa de areia para seu cão

Não, caixas de areia não são só para gatos, mas aqui a finalidade é outra: se você tiver espaço no quintal ou jardim, recomendamos providenciar uma caixa com areia úmida para seu cachorro. Igual as que são encontradas em parquinhos para crianças, sabe?

Na caixa, você pode enterrar brinquedos, ossinhos e até petiscos PEDIGREE®, para que ele brinque de achá-los. Aqui, o importante mesmo é ter um ambiente para o cachorro cavar sem restrições.

Para manter o cão comportado, lembre-se de elogiá-lo sempre que ele cavar no lugar certo. Assim, ele continuará motivado a mexer apenas na área permitida e esquecerá dos outros cantos do jardim.

4. Procure ajuda profissional

Um cachorro marrom toca a mão de um homem, usando a pata. Ao fundo é possível ver uma casa.

Caso as dicas de comportamento anteriores não apresentem o efeito desejado, o mais recomendado é procurar pela ajuda de um profissional que saiba como adestrar um cachorro e que seja especialista em comportamento canino. Existem diversas escolas e professores focados em adestramento de cães, que ensinam desde os comandos básicos até os mais complexos.

Além disso, marque visitas regulares ao hospital veterinário para assegurar que está tudo bem com seu cãozinho e verificar se o mau comportamento não é reflexo de algum problema de saúde.

_________

Para descobrir mais dicas sobre como educar seu cachorro, fique de olho nas postagens aqui do site PEDIGREE®. Além de informações sobre adestramento, você confere artigos sobre alimentação, saúde e muito mais!