PEDIGREE BR
Pesquisa
Saúde Canina

Cachorro Envenenado: conheça os sintomas e o que fazer

Imagem de um cachorro caramelo deitado, com sua tutora debruçada sobre ele, o braço entre suas patas dianteiras e a mão em seu rosto. Ao lado, uma manta branca de lã.

Se você é dono de um cachorro, sabe como eles são curiosos. Os bichinhos adoram explorar as coisas e a maneira que eles encontram para fazer isso é através dos cheiros e lambidas. Porém, é importante ter cuidado, pois essa ação pode trazer consequências prejudiciais para o seu pet. Afinal, existem muitas coisas que são tóxicas para os nossos amigos de quatro patas e é fundamental saber quais são e como agir em caso de envenenamento.

Plantas, produtos de limpeza, medicamentos e diversos tipos diferentes de alimentos são algumas das coisas que podem causar o envenenamento do seu cachorro. Essas situações podem acontecer em diversos cenários, seja em um passeio na rua ou até mesmo em casa. E essa é uma situação complicada porque é difícil saber se o animal foi ou não envenenado no momento em que ele ingere algo suspeito. E por isso é tão importante conhecer os sintomas e saber como agir.

Leia o artigo de hoje e conheça os principais sintomas de envenenamento em cães.

Quais os sintomas de cachorros envenenados?

Imagem de um cachorro branco com tons de amarelo claro deitado sobre um sofá, com a cabeça apoiada em duas almofadas e uma manta branca estendida sobre o sofá.

Os sintomas que os cachorros envenenados apresentam podem variar, mas entre os principais estão: salivação extrema (podendo até espumar), diarreia, vômito, convulsões, contração ou dilatação excessiva da pupila, alta sonolência, tremores, dificuldade para respirar etc.

Fique de olho no seu bichinho e observe se ele apresenta alguma mudança brusca de hábitos e, caso isso aconteça, leve-o ao veterinário imediatamente. Todos esses sintomas também podem justificar outras doenças e o atendimento rápido é algo extremamente importante para poder reverter o caso e salvar a vida do seu bichinho.

Causas comuns de envenenamento

Imagem de um Beagle de pé, alimentando-se em uma tigela de alumínio. Ao fundo, uma cama para cachorro e um armário branco.

Como falamos, os cães adoram explorar e com isso eles acabam lambendo e comendo produtos que podem ser tóxicos para eles. Na rua ou dentro de casa, os cachorros estão suscetíveis a inalar ou ingerir produtos químicos, plantas venenosas, alimentos tóxicos ou até ser picado por um animal peçonhento. É importante deixar o animal o mais longe possível desses riscos, mas sabemos que nem sempre isso é possível. O primeiro passo para conseguir diminuir esses riscos é entender quais são as principais formas de envenenamento dos cães. Conheça mais abaixo:

Plantas tóxicas para os cães

Imagem de um cachorro branco com manchas marrons sentado, encostado na parede e olhando para cima, ao lado de um vaso com uma planta.

Algumas das coisas que podem causar o envenenamento em cães são as plantas. Existem várias espécies que são tóxicas para os cachorros e é importante conferir se não existe nenhuma muda delas no espaço em que o cachorro fica ou frequenta. Algumas dessas plantas venenosas para os cães são:

Copo de Leite, Lírio, Mamona, Violeta, Antúrio, Dama da noite, Hortênsia, Hibisco, Samambaia, Tulipa, Azaléia, Espada de São Jorge, Babosa, Begônia, Arruda, Espirradeira, Coroa de cristo, Bico de papagaio, Begônia, Comigo-ninguém-pode etc.

Produtos de limpeza tóxicos para cães

Produtos de limpeza no geral podem fazer muito mal aos cães, assim como para a gente. É importante deixar esses produtos fora do alcance dos animais e confirmar se a água que o animal ingere não está contaminada. Alguns dos principais produtos venenosos são: desinfetante, água sanitária, removedor de cheiro, álcool, detergente, amaciante de roupa, alvejante, pesticidas, limpa piso e querosene.

Alimentos tóxicos para cães

Também existem alimentos que são comuns no nosso dia a dia, mas que são tóxicos para os cães e precisamos ter atenção para que eles não comam sem querer. Nós humanos estamos acostumados a experimentar alimentos diferentes com frequência, sem que ocorram problemas de saúde. Já os cachorros, estão acostumados a sempre comer a mesma coisa e não se adaptam bem com grandes mudanças na alimentação. E como consequência pode-se ocorrer vômito, diarreia ou até doenças mais sérias como a pancreatite.

Além disso, o sistema dos cachorros é diferente do nosso e alimentos que nós consumimos no dia a dia podem ser prejudiciais à saúde deles. Um exemplo importante é a cebola, que possui elementos tóxicos como o tiossulfato. Ele pode causar a destruição dos glóbulos vermelhos do seu animal de estimação, causando uma doença chamada anemia hemolítica, que pode ser fatal.

Alguns outros alimentos que cachorros não podem comer são:

  • Alho;
  • Uva;
  • Chocolate;
  • Café;
  • Casca e folha do abacate;
  • Carambola;
  • Pimenta;
  • Semente de maçã;
  • Carne crua;
  • Ovos crus e de má procedência;
  • Alimentos com xilitol;
  • Ossos e espinhas.

Medicamentos tóxicos para cães

Além dos alimentos, plantas e produtos químicos, outro elemento que é importante entender que é tóxico para os cães são os remédios. Remédios mal aplicados em animais podem acarretar problemas sérios como complicações neurológicas permanentes e até o óbito.

Alguns remédios proibidos para os cães são:

Ácido acetil salicílico (Aspirina), Paracetamol, Piroxican, Diclofenaco sódico, Diclofenaco potássico, Ibuprofeno.

Em caso de ingestão acidental de qualquer medicamento, leve seu pet para um veterinário com urgência e informe qual medicamento foi ingerido e em qual quantidade para garantir o atendimento preciso ao seu animal.

Como ajudar um cachorro envenenado?

Imagem de um cachorro peludo branco e marrom no colo de sua tutora, que está sentada de frente para um médico veterinário. Na mesa entre eles, há uma prancheta e um notebook. Ao fundo, janelas de vidro com persianas.

Afinal, o que fazer quando perceber que o cachorro foi envenenado? A primeira coisa a se fazer nesses casos é levar o animal para o veterinário. Além disso, é importante não oferecer nada ao cãozinho como água ou outro tipo de alimento. Não tente oferecer leite, carvão ativado ou receitas caseiras por conta própria, pois dependendo do que for oferecido pode até piorar o efeito do veneno. O médico veterinário irá examinar o seu bichinho e propor o melhor tratamento para ele.

Se não for encontrado nada de suspeito, o tutor do animal será orientado a observar o cão pelas próximas 24 horas para analisar se o comportamento dele melhora e os sintomas somem. Caso não passem, ele deverá voltar e ser examinado novamente.


Gostou do conteúdo? No site PEDIGREE® você encontra diversas dicas de saúde e curiosidades sobre o universo canino. Acesse e saiba mais!

Pedigree imagery
Compre Pedigree online